Fazendo um cardápio de refeições prático para a semana

Ser dona de casa é muito difícil para qualquer mulher, e muitas vezes parece impossível amenizar um pouco o trabalho. Mas existe um modo de fazer isso, preparar um cardápio para semana.

Quer saber como? É só continuar lendo que eu faço questão de responder isso para você. Preparada? Então vamos ver como fazer esse cardápio. 🙂

Comece do zero

Ao invés de saltar para planejar todas as refeições individuais durante uma semana inteira, comece fazendo um plano de cardápio para semana escolhendo uma refeição para se concentrar durante uma semana ou duas.

O café da manhã é uma ótima maneira de começar, uma vez que é uma refeição fácil.

Depois de ter ficado confortável com o processo, adicione outra refeição por mais algumas semanas, depois avance para adicionar a terceira. Uma vez que você esteja muito confortável com o planejamento do cardápio para semana, você também pode adicionar lanches.

Crie uma lista de receitas confiáveis

Este não é o momento de testar um monte de novas receitas que você viu no Pinterest. Sente-se com suas receitas de família tentadas e verdadeiras e venha com sete receitas que você já sabe que sua família ama.

É uma boa ideia pedir a sua família para fazer isso também. Ao fazê-lo, dá-lhes “propriedade” no cardápio para semana e eles são menos propensos a reclamar quando você serve algo que eles pediram.

Classifique as receitas por proteína

cardápio semanal para família

Mesmo os fãs de frango ávidos ficam cansados de comê-lo para o jantar todas as noites, então, se você descobrir que sua lista de receitas de confiança é toda com base em frango, volte para seu arquivo de receita para encontrar outros para adicionar. Misture as coisas!

Muitas famílias decidem servir duas refeições de frango, duas refeições sem carne, duas comidas com peixe e uma refeição de carne por semana. Mas em noites alternativas, estão todos comendo a mesma proteína duas noites seguidas.

Faça suas listas

Depois de saber quais sete refeições você estará servindo, escreva-as em um lado de uma folha de papel. Do outro lado, faça uma lista de todos os ingredientes envolvidos. Não esqueça de listar as especiarias e condimentos, também.

Consolide os requisitos de receita conforme você trabalha, então, em vez de ter “1 xícara de arroz integral” em sua lista, três vezes diferentes, você acabou com “3 xícaras de arroz integral”.

Essa será sua lista principal para a semana em que você pode reutilizar um cardápio para semana algumas semanas a frente. Por que reinventar tudo novamente?

Descubra o que você já tem

Olhe por dentro de seus armários, geladeira, freezer e despensa para descobrir quais ingredientes você não precisa comprar esta semana.

Se você perceber que algo está pouco, ou não o tenha, coloque-o em sua lista de compras. Não tenha medo de fazer substituições, tampouco. Por exemplo, se uma receita para 1 kg de carne moída, mas você tem 1 kg de peru molhado no freezer, vá com o que você tem.

Pendure seu plano de menu semanal onde os membros da família podem vê-lo

cardápio restaurante

Na próxima vez que eles perguntam o que tem para o jantar, você pode apontar para a lista. Não se trata apenas de salvar sua voz: uma vez que veem que as refeições da semana estão planejadas, e que nenhuma delas inclua o drive-thru, eles vão parar de pedir isso com tanta frequência.

Conclusão

Fazer um cardápio para semana pode ser meio complicado no início, quando não se está acostumado. Mas depois de um tempo pequeno, você perceberá que não precisa mais se preocupar com isso.

Tente então seguir minhas dicas para ter bons resultados em tempos significativamente pequenos.

Redes Sociais

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂