Como organizar as minhas anotações de uma maneira prática?

Fazer anotações é um dos tipos mais comuns de controle adotado por estudantes, donas de casa e profissionais que querem manter o mínimo de organização de ideias e de novos projetos.

É uma prática muito interessante e eficaz. Todos nós sabemos que um bom planejamento é essencial para sucesso de tudo que nós nos propomos a fazer. O problema está quando estas anotações não estão organizadas como deveriam.

Quando isso acontece, o que deveria ser planejamento e controle se transforma em bagunça e confusão de ideias e pensamentos. Neste post, eu vou lhe dar algumas dicas práticas de organização de anotações.

A importância de fazer anotações

anotações importância

Fazer anotações é um hábito muito comum. Estudantes fazem isso diariamente na aula, em casa. Donas de casa escrevem tudo que precisam comprar, contas a pagar ou planos para a reforma da casa.

Profissionais também são pessoas que anotam bastante. Estes costumam guardar prazos para relatórios, datas de eventos, além de listas e mais listas de atividades para fazer.

Escrever é uma maneira de tirar da cabeça aquilo que está exigindo uma solução. Quando passamos tudo para o papel, a mente fica mais aliviada. Além de ser uma garantia de que não iremos esquecer o que é preciso fazer.

No entanto, mais importante do que anotar é fazer o que está sendo exigido. Do contrário, tudo não passa de ideias lançadas aleatoriamente. Para facilitar este processo, é fundamental guardar estas anotações em um lugar próprio.

Desta forma, toda vez que você precisar consultá-las, saberá direitinho onde elas estão.

Também é uma maneira de manter o controle do que já foi feito e o que ainda aguarda solução.

Como organizar as minhas anotações?

itens de papelaria

A agenda anual é o meio físico mais comum utilizado para este tipo de controle. Além dela, temos também pequenas cadernetas, bloquinhos de papel, aplicativos para celular e o próprio bloco de notas do celular.

  • Escolha o seu método de armazenamento de informações

Há quem prefira a dupla infalível, papel e caneta, para fazer anotações. No entanto, com o boom do mundo digital, é possível fazer praticamente tudo através do celular, seja por aplicativos ou por emails, cada vez com mais funções.

O melhor método é o que se encaixa na sua realidade e que você não tem problemas em acompanhar. Não adianta anotar tudo na agenda e esquecer sempre de levar pro trabalho, tendo que puxar pela mente as informações.

  • Divida as anotações

Despesas domésticas, orçamento mensal, anotações do trabalho, da escola dos filhos, planejamento de férias, compras a fazer, entre outros. Divida as suas anotações em abas diferentes ou crie grupos como: casa, trabalho, crianças, entre outros. Assim fica mais organizado e fácil de trabalhar.

  • Defina prazos para o que foi estabelecido

Não faça anotações aleatórias. Escreva não só como uma maneira de esvaziar a mente, mas para se planejar e conquistar o que deseja. Para isso, estipule prazos e analise o andamento das ações para garantir que o seu objetivo seja alcançado.

  • Faça atualizações sempre que necessário

Principalmente no caso de orçamento, inserir informações recentes é fundamental para não perde o controle. Sempre que houver algo a fazer, pagar ou comprar, anote para não esquecer.

  • Confira o andamento das tarefas já realizadas

Em papelarias você encontra etiquetas simples e adesivas que servem para manter o controle do que já foi realizado. É muito indicado para quem está se preparando para concursos públicos que exige uma quantidade muito grande de leituras, exercícios e revisões.

Onde fazer anotações digitais

evernote celular

  1. Agenda e Google Drive do Google: Este último é ótimo para compartilhar documentos grandes e o armazenamento é na nuvem.
  2. Evernote: um dos aplicativos mais utilizados do mundo. Além de anotações, você pode incluir áudios, vídeos e imagens.
  3. Onedrive: armazenamento na nuvem da Microsoft. Geralmente já vem instalado na maioria dos smartphones da atualidade.

Mantenha as suas anotações organizadas sempre. Esqueça o hábito de escrever tudo em pedaços soltos de papel. Além de perder muito tempo, você não dá seguimento aos seus pensamentos e os sonhos não saem do papel.