7 dicas de como cuidar das suas panelas

Quem é que não tem aquele jogo de panelas na cozinha? Se você não cuidar direitinho delas vão acabar ficando amareladas, queimadas, engorduradas ou deformadas. Estou falando disso por experiência própria e vou te trazer sete dicas preciosas que vão ajudar um pouco nos cuidados que você precisa ter com as panelas. Continue lendo abaixo.

LAVAR PANELAS

Hoje em dia nos deparamos com a falta de tempo em vários momentos, devido aquela correria do dia a dia, pois já te digo que deixar para lavar as panelas depois que a louça ficou suja vai ter dar o dobro ou até o triplo de trabalho, então a dica fundamental assim que utilizar as suas panelas espere que esfriem e lave de imediato!

Caso você não consiga fazer imediatamente, faça o seguinte: deixe-as de molho na água com um pouco de detergente até você conseguir lavá-las, pois assim todo aquele resto de comida vai se soltar facilmente.

LAVA LOUÇAS

Muitas donas de casa tem na cozinha uma máquina de lavar louças, uma dica válida é verificar antes de colocar a panela dentro da máquina se ela realmente pode ser lavada, eu estava dando uma olhada no site da Brastemp o modelo de uma dessas máquinas, como por exemplo a Lava-Louças Ative 8 Serviços, tem o ciclo de lavagem pesado para panelas e tigelas.

Eu olhei também no site da Consul, a Lava-Louças 12 Serviços, também tem a opção pesado para panelas. Eu recomendo na dúvida, consultar o manual da máquina detalhadamente ou entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa. Mas se a sua pretensão é prolongar a vida útil do seu jogo de panelas, melhor lavar do modo tradicional mesmo.

Panela lavada

COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA

E aquela hora em que você deixou queimar a sua panela? Ninguém gosta desse momento, não é mesmo? Vou te dar uma dica muito útil: para remover a mancha de queimado, coloque um pouco de bicarbonato de sódio e água quente, deixe agir por cerca de 10 minutos e logo depois a química fará o seu tradicional efeito.

UTENSÍLIOS PARA PANELA

Você já deve ter visto aqueles utensílios para cozinha em metal, inox ou alumínio que são vendidos naquelas lojas com uma gama de variedades para cozinha, pois então passe longe desses utensílios com este tipo de material. Pois estes tipos de materiais como garfos trinchantes, espátulas, pegadores, descascadores ou raspadores podem danificar a panela. Mas pra tudo tem uma solução: invista nos utensílios de silicone que são super resistentes ao calor e são antiaderentes.

Aqui na cidade de São Paulo por exemplo, na região da Rua 25 de março, têm lojas especializadas em utensílios de silicone para a cozinha, como por exemplo a Doural, a Camicado ou a Eva Store e na Rua Paula Sousa, próximo à Estação da Luz, você encontra também. Em outras cidades como Curitiba você pode encontrar na tradicional Rua das Flores e no Rio de Janeiro no tradicional comércio do Saara. Uma outra dica valiosa é utilizar colher de madeira ao usar as panelas.

BRILHAR AS PANELAS

Uma dica que considero como tira e queda ao lavar as panelas é utilizar um bom limpa alumínio, passe um pouco em uma esponja e deixe agir por alguns segundos. Enxague e em seguida passe uma palha de aço com detergente e depois você verá a sua panela brilhando e nova!

Mas vale alguns cuidados: veja nas instruções do produto de limpeza que você for utilizar se pode ser usado na sua panela e a parte externa da panela, principalmente se for de inox, não passe a palha de aço pois pode riscar.

PEGADOR DE PANELA

Pegador de PanelaSabe aquela hora em que estamos cozinhando e no fogão tem a panela do arroz, a panela da carne com batata ou a panela com o molho do macarrão? Com todas elas estando quentes, uma dica interessante é um utilizar um pegador de panela.

O pegador de panela é uma peça para a dona de casa que procura praticidade no seu dia a dia. Além de decorar a cozinha, protege as mãos das panelas, bandejas, formas quentes, assadeira ou travessas quentes, trazendo segurança. Pois afinal de contas a segurança não pode ficar de fora, não é verdade?

PANELA QUENTE

Muita gente tem o hábito de pegar a panela quando ainda está quente e jogar logo embaixo da água fria da torneira, pois saiba que a mudança radical de temperatura pode deformar o ferro, metal, inox ou alumínio da sua panela e sua panela pode ficar torta, parecendo aquela obra de arte de um museu, em vez de uma panela.

PANELA DE AÇO INOX

As panelas de aço inox são as mais fáceis de lavar, eu particularmente prefiro elas na minha cozinha, uma dica muito importante pra dona de casa que tem elas na cozinha é secá-las imediatamente após a lavagem. Pois se você deixar a panela secar de forma natural ela poderá ficar com aquelas manchas indesejáveis.

frigideira

DICA EXTRA: HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

Não se esqueça da limpeza dos alimentos na hora de cozinhar. Assim como a importância da limpeza das panelas, é importante também consumir alimentos lavados e limpos. Portanto, antes de prepará-los, sempre lave e limpe os alimentos.

Uma dica é utilizar algumas gotas de hipoclorito de sódio na água, quando for deixar alimentos como verduras, hortaliças ou legumes de molho. Com essa dica extra, irá te ajudar a manter longe das suas refeições, alimentos com sujeiras, além de evitar doenças. Manter uma alimentação de forma saudável é fundamental, não é mesmo?

E aí, você gostou das minhas dicas? Aproveite para compartilhá-las com os seus amigos, eu tenho certeza que estas dicas serão de grande valor para eles. 🙂

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂