6 dicas preciosas para deixar o seu pano de prato branquinho

Panos de prato, de louça ou de mão, são acessórios que utilizamos diariamente e são indispensáveis na nossa cozinha. Entretanto, eles podem se tornar proliferação de fungos e bactérias, além de acúmulo de sujeira, caso não sejam bem higienizados, o ideal é trocar o pano de prato com frequência e lavá-lo da forma mais apropriada. A cozinha e o manuseio de alimentos precisam ser seguros e livres de propagações.

Para quem cozinha diariamente, é sugerido trocar o pano de prato todos os dias. Para quem cozinha pouco pode trocar o pano de prato a cada 2 dias. Procure evitar deixar o pano de prato molhado, coloque-o para secar após o uso. Mas deixá-los sempre branquinhos e sem manchas é um grande desafio.

Abaixo coloquei algumas dicas preciosas para deixar o seu pano de prato branquinho:

VINAGRE

Um artifício que costuma ser altamente vantajoso é fervê-los com vinagre branco. Para cada litro de água, coloque duas colheres de sopa de vinagre. Aguarde a água esfriar e lave usualmente.

CLAREJAR

Para clarejar o pano de prato amarelado, faça uma solução utilizando água, água sanitária e sabão em pó. Uma dica: use a água sanitária se o pano de prato for branco, pois os panos de prato coloridos mancham. Antes de colocar o pano de prato nessa solução, esfregue com sabão de coco, após deixe de molho na solução por 6 horas. Retire do molho, esfregue e enxágue, ou coloque na máquina de lavar roupas.

pano de prato cozinha

MANCHAS

Quando o pano de prato fica com manchas em geral, aplique detergente neutro sobre o tecido ainda seco, não molhe, para retirar qualquer tipo de sujeira. Esfregue e deixe de molho por 2 horas em água com sabão em pó diluído. Esfregue e enxague. E se as manchas forem daquelas que insistem em ficar, repita o procedimento.

GORDURA

Para remover gorduras ou bolor dos panos de prato, ferva-os por 10 minutos em uma solução prática. Listei três combinações:

Solução 1: água + sabão em pó + bicarbonato de sódio
Solução 2: água + casca de limão
Solução 3: água + bicarbonato de sódio + sal

Obs.: O bicarbonato de sódio pode ser utilizado na lavagem de qualquer roupa branca, inclusive na máquina de lavar roupas, ele auxilia a limpar e a ressaltar o branco.

– Não exagere no amaciante, eles podem deixar os panos enrijecidos.

– Não use muita água sanitária para lavá-los, pois faz com que os panos soltem pêlos.

DICA EXTRA

Lembre-se ao comprar um pano de prato, fique atento na qualidade da sacaria e no acabamento, que são os itens mais importantes.

Eu espero que você tenha gostado das minhas dicas e que algumas dessas técnicas ajudem você! 🙂

REDES SOCIAIS

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂