Dicas e cuidados com a sua lingerie

As roupas íntimas femininas popularmente conhecidas como lingeries, são peças frágeis e delicadas, por isso mesmo merecem aquela atenção super especial na hora de lavar, secar e guardar. Tomando os cuidados necessários, as peças vão ter uma maior durabilidade, protegendo contra bactérias e fungos.

Eu reuni abaixo algumas orientações para você cuidar bem das calcinhas e sutiãs. As dicas estão bem legais!

NA HORA DE LAVAR

Evite colocar na máquina de lavar roupa, prefira lavar as peças a mão e nunca misture as peças brancas com as coloridas, pois podem manchar. Utilize sabão neutro e confira se as peças foram muito bem lavadas, pois qualquer indício de sujeira pode ocasionar no surgimento de doenças causadas por bactérias e fungos.

Lavando as peças à mão também evita danificar os acabamentos delicados. O sabão de coco também é uma alternativa para lavar as peças. O sabão em pó e o amaciante devem ser evitados, pois seus perfumes podem provocar alergias e irritações. A maioria das peças contém elastano e este tipo de fio acaba se desgastando com o uso constante de sabão.

Existe um produto especializado para lavar lingerie e que muitas mulheres utilizam, que se chama Higi Calcinha, ele tem uma fórmula que não agride o tecido. O Higi Calcinha pode ser encontrado nas melhores farmácias, em uma rápida pesquisa que fiz no Google localizei que está à venda nas drogarias São Paulo, Onofre, Panvel e Drogasil.

Quanto a temperatura da água na hora da lavagem, pode ser usada a morna, mas a preferência é que a água esteja fria. Não use água quente, pois as peças acabam perdendo a durabilidade, sem contar que facilita a formação de fungos.

cabide roupa íntima

Agora pra quem costuma lavar a lingerie na máquina de lavar roupa, existem no mercado uns saquinhos especiais para colocar a lingerie sem espuma, geralmente você vai encontrar esses saquinhos pelos nomes de “Saco para lavagem de lingerie” ou “Saco especial para lavar roupas íntimas”.

E sabe aquelas lojas que vendem utensílios domésticos? Em algumas existem umas bolas plásticas rígidas, que servem para colocar os sutiãs espumados na máquina, evitando assim que as peças se desgastem com o tempo. Você vai encontrar nessas lojas pelos nomes de “Bola protetora para lavar lingerie” ou “Protetor de sutiã prático”. Lembre-se de não misturar as peças coloridas e escuras com as claras, pois podem manchar.

Dando uma pesquisada nas empresas que vendem máquinas de lavar roupa descobri que a Brastemp tem o modelo de lavadora, a Brastemp Ative!, que tem um cestinho próprio para colocar as lingeries, para preservá-las de qualquer tipo de desgaste. O cestinho exclusivo deixa lavar as peças durante o ciclo de lavagem normal.

As calcinhas que acabam ficando manchadas podem ser deixadas de molho na água com sabão neutro ou com o Higi Calcinha que citei anteriormente. Mas vale uma dica, lave o mais rapidamente possível e evite deixar de molho por mais de uma hora, pois ficará desagradável ver as peças manchadas, não é verdade?

Sabem aqueles símbolos de instruções de lavagem que acompanham a etiqueta das peças? Respeite os significados desses símbolos, por exemplo, se dizer que os sutiãs com bojos e detalhes especiais só podem ser lavados à mão, siga esta orientação do fabricante para preservar a sua peça. Algumas instruções contidas nas etiquetas dizem para evitar utilizar alvejante ou amaciante, pois pode alterar a cor das peças.

etiqueta de roupa

NA HORA DE SECAR

Se você é daquelas mulheres que lavam a lingerie durante o banho, é importante lembrar de colocá-las pra secar em um local bastante ventilado. Dentro do banheiro, não é um lugar totalmente arejado para deixar secando a lingerie, podendo ocasionar fungos. Uma dica importante é evitar lavar embaixo do chuveiro com a água muito quente para não danificar o tecido delicado das peças. O uso de sabonete pode alterar a cor do tecido das peças, prefira o sabão neutro ou o produto Higi Calcinha.

Deixar secando as peças à sombra é uma boa recomendação, pois o sol pode causar esmaecimento das cores e desgaste natural dos tecidos. Para as mulheres que tem aquelas máquinas de secar em casa, elas também podem causar danos aos tecidos, principalmente se forem de elastano.

Não torça as peças, pois pode deformá-las, principalmente se forem os sutiãs espumados. O ideal é tirar o excesso de água dando apenas uma torcidinha bem leve e se possível enrole a peça em uma toalha e aperte. A mesma regra vale para os bojos, mas tome cuidado para não amassá-los.

Na hora de passar as peças com ferro de passar roupa é melhor somente se as peças forem daquelas com tecido 100% algodão, mas diante da dúvida confira sempre a etiqueta de instrução se a peça pode ser passada. Existem prendedores apropriados para deixar as lingeries secando, no mercado você vai encontrá-los facilmente, geralmente eles são redondos, você vai encontrá-los com os nomes de “varal redondo com prendedores” ou “varal para roupas íntimas”.

NA HORA DE GUARDAR

São várias as opções para guardar as lingeries, no guarda roupa do quarto por exemplo, o ideal é ter uma gaveta reservada somente para as lingeries, pois afinal de contas elas valem ouro. Procure separá-las por estilos, cores e tamanhos. Lembre-se de mantê-las sempre organizadas e uma boa dica é usar divisórias em suas gavetas para mantê-las bem arrumadinhas.

Certa vez escutei a entrevista de uma estilista de moda aconselhando a usar um odorizador de calcinhas na gaveta ou aqueles sachês perfumados, para deixar as peças impecáveis e sempre cheirosas. Uma dica de odorizadores, aqueles da marca Hot Flowers são bastante vendidos.

porta calcinha

Um porta lingerie também pode ser uma opção ideal para organizar as suas peças íntimas, deixando em algum cantinho especial dentro do guarda roupa ou até mesmo dentro de alguma gaveta.

Assim você não perderá tempo tentando encontrar a lingerie para determinada ocasião. Nada melhor do que ter um produto personalizado para guardar as suas peças.

Para quem tem os sutiãs com bojo, eles devem ser guardados abertos, procure deixá-los empilhados um em cima do outro, para ocuparem menos espaço onde você for guardar. Vale duas dicas de ouro: nunca vire o bojo ao contrário para não danificar a espuma e nada de colocar alguma coisa pesada sobre o sutiã.

E vou contar algumas últimas recomendaçãoes sobre o uso das lingeries no dia a dia: procure usar as lingeries com malha 100% algodão, prefira as lingeries que fiquem confortáveis no seu corpo, as cores claras e procure manter sempre uma boa higiene.

Agora que você já sabe a melhor maneira de cuidar e preservar suas lingeries, aproveite e compartilhe essas minhas dicas com suas amigas. Elas vão adorar!

REDES SOCIAIS

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂