Como escolher a melhor panela para cozinhar?

Qual a melhor panela que a gente tem que usar para cozinhar? É uma tarefa difícil, pois tem panela para cozinhar que é boa pra um tipo de preparação de alimentos e outra panela que é boa pra outro tipo de preparação de alimentos. Às vezes estamos ali escolhendo os alimentos, sejam orgânicos ou saudáveis, mas estamos usando um tipo de panela errada e isso prejudica muito o seu alimento.

E quando a gente pensa no lado negativo das panelas, pensamos na intoxicação por causa de alguns metais pesados que estão nessas panelas e o problema é que isso é uma rotina acumulativa.

Então, quais são as panelas que a gente tem que tomar um certo cuidado quanto a liberação de metais pesados? As dúvidas eu vou esclarecer abaixo. Continue lendo. 🙂

PANELA DE ALUMÍNIO

panela de alumínio

As panelas que são de alumínio não tem uma liberação tão grande assim de metais pesados, mas tem aquela questão da rotina acumulativa (por exemplo, o clássico arroz e feijão de todos os dias), mas tem algumas coisas que faz essa liberação ser um pouco maior como a presença de sal, ele vai fazer com que esse alumínio seja liberado em maior quantidade e a sua acidez.

Um outro ponto a se considerar, a liberação de alumínio no alimento é maior na panela de pressão do que em uma panela convencional ou assadeira.

Qual o problema do alumínio? Ele está relacionado com uma série de doenças como a Doença de Alzheimer e a Doença de Parkinson. As latinhas de alimentos prontos (como aquelas que vendem nos supermercados como feijão, feijoada, milho ou salsicha) liberam muito alumínio, e elas tem uma quantidade muito grande de sal.

Estudos indicam que a intoxicação de alumínio pode causar câncer, hiperatividade em crianças, déficit de atenção, entre outros.

PANELA DE TEFLON

panela de teflon

Também conhecida como panela antiaderente, a panela de teflon quando começar a ficar riscada e sair parte aquela camada preta, já é um sinal para descartá-la.

As donas de casa utilizam bastante a panela de teflon, só que o problema dela é que quando ela está na íntegra, ela é perfeita para cozinhar, mas a partir do momento que tem um risquinho, ela já começa a liberar duas substâncias extremamente perigosas para a nossa saúde e pode causar o desenvolvimento do câncer e inflamação do organismo.

Um desses obesogênicos ambientais, eles se depositam em nosso organismo e causam alteração hormonal e que estão relacionados com o ganho de peso.

Mas afinal de contas qual seria o melhor tipo de panela pra cozinhar sem grudar a comida? A panela de teflon é uma opção bacana, até que ela chegue nesse ponto de riscar, por causa do custo alto das panelas, muita gente opta por essa panela, mas tome cuidado pra não riscá-las. Então nesse caso o antiaderente é uma boa opção, enquanto ele não está riscado.

Uma dica interessante quando for fritar um ovo na panela antiaderente, coloque um pouco de azeite e pincele na frigideira para espalhar, vai ficar com pouca gordura e use uma espátula específica, como por exemplo de silicone para não riscar, jogue um pouquinho de ervas e pronto. Também fica uma delícia misturar um pouco de tomate, salsinha picada, queijo ralado e cebola picadinha.

PANELA DE CERÂMICA

panela de cerâmica

Uma outra opção são as panelas de cerâmica, mas o problema dela é que elas tem um custo geralmente mais alto, dando uma olhada no site da Preçolândia, vi um jogo de panelas com revestimento cerâmico de 5 peças marrom antiaderente da Brinox por R$ 500,00. Um preço bem salgado!

Ela é bacana porque é muito dificil de grudar os alimentos e muito fácil fazer a higienização. Existem as panelas revestidas com cerâmica e as panelas 100% cerâmicas. As panelas que são revestidas com cerâmica dão pra usar, mas até o momento em que elas estejam riscadas, quando riscar, descarte ou compre novas panelas.

As panelas de cerâmica mais antigas tem que tomar mais cuidado, elas tem que possuir uma certificação de que não tem materiais com chumbo, dependendo das panelas mais antigas lá da década de 80, elas tinham chumbo e isso causa um problema, porque excesso de chumbo no organismo, já que chumbo é um metal pesado, quando depositado está relacionado a uma série de problemas.

Qual o tipo de panela que preserva mais os nutrientes dos alimentos? A panela de cerâmica seria uma boa opção? Essa pergunta varia um pouco, sabe porque? Porque é mais um método que você faz quando cozinha o alimento, do que propriamente o tipo de panela. A panela vai ser benéfica do ponto de vista de você estar agregando compostos nocivos ou não para esse alimento.

PANELA DE FERRO

panela de ferro

Quando a gente fala de uma panela de ferro, eu posso usá-la para uma outra finalidade, dependendo do preparo do alimento, se ela tem algum tipo de acidez, o ferro acaba migrando para o alimento, isso é bom em alguns casos, como para aquela pessoa que tem anemia, um déficit maior ou que precise de um pouco mais de ferro, isso é interessante.

Mas temos que considerar que o ferro em excesso faz muito mal e ele vai facilitar algumas reações em nosso organismo que aumentam a quantidade de radicais livres.

A panela de ferro esmaltada ela preserva os nutrientes. Mas o que não preserva os nutrientes? É aumentar muito a temperatura? Sim. Ou quando se cozinha durante muito tempo. Tem alguns alimentos que a gente sabe que é melhor cozinhar no vapor e não em contato com a água ou com a própria panela.

A cenoura você consegue melhorar a biodisponibilidade de nutrientes se você refogá-la com um pouquinho de óleo, porque as vitaminas delas são lipo solúveis.

Por exemplo, onde você faria um filé de frango? Pode fazer na panela de ferro mesmo? Gruda ou não gruda? Primeiramente a gente vai precisar passar um pouco de azeite ou óleo de coco.

Se precisar coloque mais um pouquinho de azeite pra não grudar ou um pouco de água para o filé de frango cozinhar por igual, a água ajuda a cozinhar e grelhar mesmo sem gordura, você pode diminuir o fogo e dar uma tampadinha, só pra cozinhar por igual o filé de frango.

A panela de ferro precisa tomar cuidado para não armazenar os alimentos durante muito tempo, porque se demorar muito a liberação de ferro é longa e isso pode mudar a cor e o sabor do alimento, então tem que ser uma coisa mais rápida. Se a panela de ferro estiver enferrujada, descarte-a logo.

PANELA DE INOX

panela de inox para cozinha

A panela de inox é um tipo de panela muito interessante, ela tem uma distribuição de calor interessante, um ponto a considerar é que os alimentos vão grudar nela, porém ela não risca e não enferruja, a panela de inox tem que ser evitada por pessoas que sejam muito alérgicas ou que tenham sensibilidade ou alergia ao níquel.

Porque o níquel ele exacerba alergias, as pessoas que são muito alérgicas tem que tomar cuidado e evitar a panela de inox, porque qualquer alergia que a pessoa tenha ela pode ser aumentada, como por exemplo as alergias relacionadas com demartite de contato.

Uma dica muito válida quando você comprar uma panela de inox é importante ferver a água nessa panela por três vezes e descartar essa água por três vezes. Porque é importante fazer isso? Ajuda a diminuir um pouco a quantidade do níquel a ser liberado nos alimentos.

Qual a panela mais indicada para a refeição das crianças? Evite as panelas de alumínio e inox, porque a criança ela ainda é muito sensível, essas panelas podem desencadear alguma reação. Para as crianças prefira utilizar as panelas antianderentes e as panelas mais seguras são as de cerâmica e de vidro.

PANELA DE COBRE

panela de cobre

É recomendável evitar as panelas de cobre, pois quando cozinhamos algum alimento na presença de sal e ácido, também libera o cobre, o cobre ele é bom para o nosso organismo, pois precisamos dele, só que consumir em excesso, ele vai ter a mesma reação do ferro, facilita as reações de oxidação e aumenta a produção de radicais livres no organismo. Para as crianças é aconselhável não usar as panelas de cobre.

PANELA DE VIDRO

panela de vidro

As panelas de vidro do ponto de vista nutricional elas são ideais, mas do ponto de vista prático elas são péssimas. Ela é frágil, correndo o risco de quebrá-la ou cair no chão facilmente, ainda mais quando se tem crianças em casa, ela acaba não aquecendo por igual e fica fácil queimar algum preparo nela.

Mas ela acaba não tendo problema nenhum quanto a reações ou fazer mal para o organismo. Sem contar que as panelas de vidro são bem fáceis de lavar. Caso grude muita sujeira nela, deixe de molho com um pouco de detergente para se soltar facilmente.

Caso queime, deixe de molho com um pouco de bicarbonato de sódio por alguns minutos e depois faça a lavagem tradicional.

PANELA DE BARRO E PANELA DE PEDRA SABÃO

panela de barro

Elas são bacanas, mas o grande problema da panela de barro ou de pedra sabão é que por serem porosas, elas facilitam a proliferação de bactérias. Ela precisa ser muito bem lavada e higienizada, mas não tem problema para a nossa saúde.

RANKING

Para resumir então fiz um ranking das melhores panelas:

1 – Vidro: porém ela não é tão prática.
2 – Cerâmica: porém prefira aquelas panelas que são 100% cerâmicas.
3 – Ferro ou antiaderente que não estejam riscadas.
4 – Inox.

Gostou das minhas orientações sobre as panelas? Então, aproveita e compartilhe com seus amigos. 🙂

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂