Dicas de segurança para evitar furtos e roubos da carteira

Quem já foi furtado ou roubado e perdeu a carteira sabe o quanto esta situação é irritante e, por que não dizer, assustadora. A sensação é um misto de impotência, raiva e cansaço só de pensar nos valores e documentos perdidos.

Infelizmente, não há muito o que fazer em relação à segurança dos lugares em que andamos. Cabe a nós, então, tomar algumas medidas de segurança para tentar reduzir estes eventos.

O perigo dos roubos recorrentes às carteiras

carteira no bolso

Roubos e furtos de carteiras e bolsas são recorrentes, principalmente nas grandes cidades. A ação é muito rápida e às vezes só nos damos conta do acontecido quando procuramos a carteira no bolso ou na bolsa e não encontramos.

Algumas situações favorecem estas práticas. Lugares com grande aglomeração de pessoas como transporte coletivo, terminais de ônibus, ruas movimentadas, comércio de rua, mercados ao ar livre, entre outros.

Mas, não pense que evitando tais lugares, você fica livre destes ataques. Por todos os lugares encontramos pessoas mal intencionadas, até mesmo em áreas de lazer e pontos turísticos. Ficar atento é, sempre, a melhor opção.

Dicas de segurança para reduzir os prejuízos de um roubo

Mesmo tomando as devidas precauções para não ser roubado, ainda é importante tomar alguns cuidados para diminuir os prejuízos, caso isso aconteça.

  • Tenha uma lista detalhada de tudo que você carrega dentro da carteira. Em caso de roubo é mais fácil saber o que foi levado, cancelar rapidamente cartões, saber de quais documentos providenciar segunda via, etc.
  • Evite andar com grandes quantidades de dinheiro na sua carteira. Saia apenas com o necessário para o uso naquele dia. Usar cartão de crédito ou cheque também é uma boa opção e pode ser cancelado em caso de roubo.
  • No caso da necessidade de andar com dinheiro no bolso, evite guardá-lo em um único bolso. Se você for roubado, que é uma ação muito rápida, certamente não terá todos os bolsos revistados.
  • Mantenha dentro da carteira um telefone de contato. Quem estiver interessado apenas no dinheiro vai largar o objeto em algum lugar. Caso uma pessoa encontre pode devolver seus documentos através do telefone.
  • Para reduzir a chateação na hora de tirar documentos e não saber a numeração correta, tenha cópias em casa ou no computador de seus documentos principais como RG (Documento de identidade), CPF e Título de eleitor.

Como guardar a carteira com segurança

O ideal é guardar a carteira dentro da bolsa ou outro local que não facilite o acesso de outras pessoas. No entanto, homens costumam guardar este objeto em um local que mais facilita o furto: o bolso de trás da calça.

Apesar de ser difícil evitar completamente furtos e roubos, você pode minimizá-los com estas sugestões:

  • Quando estiver dirigindo, não deixe a sua carteira no banco do passageiro ou próximo ao painel para não atrair mal intencionados.
  • Dentro de transporte coletivo ou terminais de ônibus também costumam ocorrer furtos. Evite colocar a carteira no bolso de trás da calça.
  • Se escolher guardar a carteira na bolsa, não deixe a mesma exposta, pro lado de fora do corpo. É um hábito comum das mulheres que usam aquelas bolsas de lado e que são muito fáceis de mexer.
  • Evite abrir a carteira ou trocar dinheiro no meio da rua. É uma prática comum, mas que pode desencadear roubos.

Agora que você já aprendeu o que pode fazer para ter mais segurança e evitar perder a sua carteira para algum mal intencionado, basta incorporar estas dicas de segurança à sua rotina diária.

Muitas pessoas até conhecem estas e outras dicas de segurança, mas ignoram e continuam facilitando muito a ação dos ladrões de carteira. Não basta saber o que fazer, é preciso colocar em prática.

Redes Sociais

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂