Dicas para fazer uma marmita saudável

Apostar em uma marmita saudável para agilizar as refeições da semana e ainda economizar tem sido uma prática bastante comum, principalmente entre as pessoas da atualidade. O motivo é a falta de tempo para almoçar em casa, a redução de gastos e o desejo de manter uma alimentação mais balanceada.

Neste artigo eu vou lhe dar algumas dicas práticas e fáceis de como montar uma marmita saudável, com refeições preparadas por você e que contribuem até para o emagrecimento.

Como montar uma marmita saudável

É muito fácil começar a se alimentar através de marmitas saudáveis. Basta se planejar e ter todo o material a mão, além de tempo disponível para preparar as refeições.

Organize-se

Organização e planejamento não podem faltar. Antes de montar a sua marmita você precisa: definir o seu cardápio e o número de refeições que vai preparar. Depois disso, separe os potes e defina as porções de cada ingrediente.

Uma marmita saudável precisa de: proteína, carboidrato, legumes e verduras. Um exemplo simples é: arroz integral, feijão, filé de frango, peixe ou carne, salada de alface, tomate e pepino, legumes cozidos e azeite para temperar.

Se quiser perder peso, diminua um pouco os carboidratos do arroz, da batata e coma mais legumes e verduras.

legumes e verduras

Faça as compras necessárias

Com o cardápio em mãos é hora de ir às compras. O ideal é que você vá ao supermercado ou feira uma vez por semana para encontrar sempre alimentos frescos como frutas, legumes e verduras.

Evite comprar além do que está na lista para evitar gastos desnecessários e estrago de alimentos.

Escolha um dia para fazer a sua comida

Você não vai gastar muito tempo para preparar as suas refeições. Em duas ou três horas no máximo você consegue preparar os alimentos, cozinhar e guardá-los nos potes. Escolha um dia em que tenha mais tempo livre.

O dia mais escolhido por quem trabalha fora é o domingo. Assim, em um dia você prepara comida para a semana toda e economiza bastante tempo.

Dicas para fazer uma marmita saudável e prática

Estas dicas vão facilitar bastante a sua vida de marmiteiro. Mesmo com todas as vantagens, é preciso alguns cuidados para a sua marmita não estragar e para não errar na hora de escolher os alimentos.

pratos saudáveis

  • As marmitas devem ser congeladas se forem consumidas depois de dois dias após o preparo. Se você preparou 5 refeições no domingo, aquelas que serão para quarta, quinta e sexta devem ser congeladas.
  • Retire a marmita da geladeira apenas na hora de servir. Ponha no prato e leve ao microondas.
  • Leve separado a salada crua e o molho ou azeite. Estes não devem ser congelados. Para facilitar o processo, deixe na geladeira folhas lavadas, legumes e frutas picados.
  • No caso do tomate, opte pelos tipo cereja que podem ser levados inteiros e, portanto, não soltam líquido e não estragam a comida.
  • O pote de vidro é uma boa opção para armazenar a sua marmita saudável. O vidro é mais higiênico e durável e conserva muito bem os alimentos.
  • Evite levar frituras nas marmitas. O preparo mais indicado dos alimentos é o cozido e o grelhado. Você pode optar por carne moída, frango cozido, creme ou sopa de legumes, entre outros.
  • Alimentos como queijo, ovo ou creme de leite não devem ser congelados, pois têm o sabor e a textura comprometidos.

Se você quer comer bem com economia de tempo e de dinheiro, a marmita saudável é a melhor opção. Você come um prato que saiu das suas mãos, consome apenas o necessário e o que gosta, gasta pouco e ainda podem emagrecer tranquilamente.

Redes Sociais

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no InstagramFacebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂