Oficinas de artesanato no 1º Cabo Frio Artes Manuais

Uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Cabo Frio (no Rio de Janeiro) e a empresa Caçula promove o 1º Cabo Frio Artes Manuais, de 12 a 20 de maio. O evento, realizado em conjunto com as Secretarias de Cultura, de Assistência Social e de Turismo, acontecerá no Shopping Park Lagos com diversas oficinas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no local a partir do primeiro dia de evento.

A iniciativa vai contar com as seguintes oficinas de artesanato: biscuit, decoupagem, pintura em tecido, bijuterias, tricô, crochê e bordado. De acordo com os organizadores do evento, o ponto alto do evento são as oficinas de scrapbook, que é a arte de criar um livro com recortes, personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, papel de balas e patchwork, que consiste na reunião de peças de tecido de várias cores, padrões e formas, costuradas entre si, formando desenhos geométricos.

Nos dias 12 e 13 de maio as oficinas começam às 10h e vão até as 17h30. No dia 15 de maio, a programação é de 13h às 15h. E do dia 16 ao dia 20 de maio, as aulas acontecem das 13h às 20h. Ao todo serão sete dias de atividades e somente no domingo, dia 14 de maio, não haverá oficinas.

Cada oficina oferece dez vagas e tem duração de uma hora. A seleção é feira por ordem de chegada. O 1º Cabo Frio Artes Manuais também terá sorteio de kits de artesanato.

Quem quiser comparecer ao evento deve levar 1 kg de alimento não perecível. A organização do evento pede que as pessoas levem alimentos como arroz, feijão, macarrão e óleo (pede-se não doar açúcar nem sal), que serão distribuídos para instituições de acolhimento a crianças e idosos.

Podem participar pessoas a partir de 10 anos de idade. O Shopping Park Lagos fica na Avenida Henrique Terra, nº 1700, no bairro Parque Burle.

Cabo Frio

Foto: Divulgação

SEBRAE – CABO FRIO

O evento também vai disponibilizar todas as etapas de formalização da atividade do artesão como MEI (Microempreendedor Individual), além de palestras sobre o assunto, onde cada turma terá 30 vagas e as incrições serão feitas na hora.

No local, o artesão poderá emitir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e obter a emissão do alvará, fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria da Fazenda de Cabo Frio. Os interessados deverão apresentar CPF, RG (documento de identidade), título de eleitor e comprovante de residência.

“É a oportunidade que eles têm de se qualificar, outros de se aprimorar e regularizar a situação profissional, já que desde 2015 o artesão é visto como profissão. É uma grande chance, é só o artesão fazer o cadastro na Secretaria de Cultura para obter a carteira do artesão nacional”, informou o secretário de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Machado, ao Jornal de Sábado.

REDES SOCIAIS

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂