As vantagens de usar a sacola retornável

É cada vez mais comum vermos pessoas usando sacolas retornáveis nas idas a supermercados e feiras livres. Isso porque o mundo inteiro, ou boa parte dele, está tentando contribuir para um meio ambiente mais saudável e durável.

As antigas sacolas de plástico já foram condenadas pelo governo e principalmente pelas organizações que defendem o meio ambiente. Além de se transformarem rapidamente em lixo, demoram anos para se degradar.

As sacolas retornáveis são uma alternativa apoiada e estimulada por quem se preocupa com a saúde do nosso planeta. Eu vou te mostrar neste artigo as vantagens de usar uma sacola retornável nas suas compras diárias.

Por que adotar as sacolas retornáveis na sua rotina

O primeiro motivo é a preocupação que todos nós devemos ter em relação ao meio em que vivemos. Sacolas plásticas não se decompõem facilmente e são frequentemente confundidas como alimento por alguns animais, principalmente os marítimos.

Outro motivo é a redução de gastos. Se você costuma comprar em atacados, já percebeu que precisa comprar as próprias sacolas a cada compra que realizar. Ou leve de casa, se preferir. Mas elas não são mais distribuídas como antes.

É verdade que comércios menores continuam fazendo o uso das sacolas de plástico. Neste caso, cabe a você usar a sua consciência e preferir usar a sua própria sacola retornável e fazer a sua parte para o bem da nossa sociedade.

sacola retornável compras

Vantagens das sacolas retornáveis

  • As sacolas retornáveis são duráveis e muito resistentes. Você só precisa fazer o investimento uma vez e vai demorar muito para ter que trocá-la.
  • Elas têm capacidade para suportar bastante peso, diferente das sacolas comuns que você precisa usar mais de uma para um único volume.
  • São fáceis de lavar. Basta usar água e sabão e deixar secar até mesmo na sombra, com a ajuda do vento.
  • As sacolas retornáveis são bonitas. Cada vez mais é possível encontrar sacolas duráveis com estampas atraentes e agradáveis que dão um charme a mais nas suas compras.
  • Podem ser utilizadas para várias funções, não só para compras no supermercado. Elas podem ser usadas em mudanças, arrumações, organização de roupas, calçados. Só evite usar a mesma sacola para funções diferentes.
  • São fáceis de encontrar. Procure pelas sacolas retornáveis no supermercado que você costuma frequentar. Certamente ele oferece o produto para vender. Em alguns casos, elas participam de ofertas e promoções.
  • As sacolas retornáveis são biodegradáveis. Isso quer dizer que, quando descartadas, elas se decompõem rapidamente e não agridem o meio ambiente como as sacolas comuns.
  • São recicláveis e não emitem nenhum gás poluente, como o metano, quando em degradação.

Além de lavar as sacolas retornáveis com frequência, evite que elas tenham contado direto com os alimentos. Também não convém usá-las para carregar alimentos e produtos de higiene. Tenha uma para cada grupo de alimentos.

sacola de plástico

E o que fazer com as sacolas de plástico?

Sim, as sacolas plásticas ainda estão muito presentes nas nossas vidas. Mesmo assim é possível, ao menos, tentar minimizar o estrago que elas fazem no nosso meio ambiente.

Uma dica é recusar a sacolinha sempre que possível. Às vezes agimos no automático e nem pensamos se há necessidade ou não do objeto. Além disso, procure reutilizá-la para outras funções.

Existem algumas maneiras de fazer reciclagem com estas sacolas plásticas. Aprenda algumas técnicas ou doe as suas sacolas para instituições que façam este trabalho.

As sacolas retornáveis ainda são a melhor alternativa para quem precisa utilizar uma maneira de carregar seus produtos alimentícios em feiras e supermercados e não quer fazer uso das sacolas plásticas.

Também é uma maneira de contribuir para um mundo mais sadio para esta e para as próximas gerações. Faça você também a sua parte. Adquira a sua sacola retornável e reduza ao máximo o consumo de sacolas plásticas. 🙂

Redes Sociais

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no InstagramFacebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂