4 dicas para organizar a despensa

Antigamente quando eu tinha uma cozinha pequena eu mantinha os alimentos que comprava nos supermercados guardados dentro dos armários da cozinha, porém por muita vezes nem todos os alimentos cabiam e eu tinha que guardá-los em outros lugares.

Depois que foi construída uma nova cozinha, eu tive a chance de ter um espaço destinado somente para guardar os alimentos em uma despensa. Eu vou te trazer aqui quatro dicas básicas para você organizar a despensa da sua cozinha e mantê-la sempre limpa.

PRATELEIRAS

Na minha despensa eu tenho dez prateleiras de madeira, na entrada eu tenho cinco prateleiras do lado esquerdo e mais cinco prateleiras do lado direito, com um armário pequeno com duas portas no meio.

Nas prateleiras do lado direito eu costumo colocar na parte inferior alimentos como arroz, açúcar e leite. Já na parte superior eu coloco alimentos como gelatina, farinha de trigo, leite condensado, creme de leite, leite de coco, milharina, coco ralado, milho, ervilha, maisena, filtro de papel, sacolas recicláveis, molho de tomate, entre outros.

Nas prateleiras do lado esquerdo eu costumo colocar na parte inferior: feijão, alho, sal, chá, temperos, macarrão, óleo, vinagrez, azeite entre outros. Já na parte superior eu coloco produtos de limpeza em geral como sabão em pó, sabão de pedra, amaciante, água sanitária, palha de aço, detergente e limpador multiuso.

E no armário pequeno que fica no meio eu costumo guardar sabonete, pasta de dente, panos de limpeza, esponja de lavar louça, luvas descartáveis, entre outros produtos.

ABASTECIMENTO

Sabe antigamente quando a gente ia no supermercado e enchia o carrinho de compras? Eu era daquelas pessoas que faziam esta rotina. Mas os anos foram passando, novos hábitos foram surgindo e não se faz mais isso. Atualmente eu costumo fazer uma grande compra no atacadista Makro para comprar os alimentos e produtos básicos para o dia a dia como arroz, açúcar, leite, sabão em pó, entre outros.

Agora as compras pequenas eu compro em supermercados menores, procuro sempre as ofertas semanais e quanto ao pagamento eu às vezes parcelo no cartão de crédito da loja ou pago à vista para não acumular no cartão. Uma dica que eu dou é quando você for ao supermercado, vá com uma lista do que você realmente precisa comprar para não cair na tentação de comprar itens desnecessários.

LIMPEZA

A limpeza da despensa não têm tanto segredo, eu costumo fazer assim: quando os alimentos ou produtos estão acabando e eu percebo que já está na hora de fazer alguma grande compra eu já deixo organizado tudo que ainda não acabou e aproveito para limpar as prateleiras.

Mas no dia a dia quando alguma das prateleiras está vazia eu vou lá e passo um paninho pra limpar a sujeira que gruda. O fardo de açúcar para não rasgar ou atrair tantas formigas eu costumo colocar sacolas para proteger.

LISTA DE COMPRAS

Toda vez que eu vou no Makro Atacadista ou nos supermercados pequenos eu vou sempre com uma lista pequena de compras onde eu coloco os produtos ou alimentos necessários que estão em falta na despensa.

A vantagem é que você não cai na tentação de comprar o que não precisa, para o valor total da compra não “ficar nas nuvens”. A minha lista que eu faço é básica, eu já tenho várias cópias de uma folha onde eu tenho anotado todos os produtos que preciso ter na despensa, o que eu faço: pego uma das folhas, vou observando na despensa o que está acabando para repor e o que acabou que precisa comprar, vou marcando com um Ø pra ficar mais fácil!

E NA SUA COZINHA?

Agora eu quero saber de você, como é a sua rotina para organizar a despensa da cozinha? Você têm alguma dica interessante para compartilhar? Ficarei muito feliz se você escrever nos comentários abaixo. Até o próximo artigo! 🙂

REDES SOCIAIS

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no Instagram, Facebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂